Como são originados os cálculos urinários?

Os cálculos urinários são formados pela precipitação de sais dissolvidos e que estão presentes em excesso na urina. A ingestão de uma dieta líquida com maior volume de água, em todos os casos, dilui a quantidade de sais na urina. Seu médico o orientará a respeito. Se os cristais presentes não são eliminados rapidamente do trato urinário eles podem crescer e formar calculos. Quando o volume de urina é pequeno, a concentração de sais aumenta e favorece à precipitação de cristais.

Os cálculos urinários são resultado de hábitos do mundo moderno?

 

Não, cálculos urinários foram registrados em múmias egípcias datadas de 4.800 AC e em animais pré-históricos.

Uma vez extraído o cálculo, novos cálculos podem ser formados?

Sim, se não devidamente tratados e com acompanhamento médico adequado uma parcela considerável de pacientes pode ter novos episódios de litíase.

Por que a dor é tão intensa na manifestação do cálculo urinário?

A dor decorrente dos cálculos urinários, em geral, é considerada das mais agudas. Este fato depende do tamanho e da forma do cálculo. Cálculos pequenos, ao se deslocar a partir do rim podem produzir dor porque os cristais possuem muitas vezes terminações agudas, como agulhas. Outras vezes a dor pode ser causada pela obstrução do canal em razão da presença do cálculo. Seu médico informará que alguns pacientes podem eliminar cálculos espontaneamente, sem sensação de dor.